20.6.13

A começar em mim.


Quando vejo pessoas questionando o valor das manifestações (pacíficas) que estão tomando as ruas, eu sempre digo que só o fato de trazer de volta o debate aberto sobre os rumos do nosso país de forma tão intensa, já é um enorme ganho pra todos nós. 

Temos que exigir sim educação, segurança, saúde de qualidade (ainda mais com impostos tão altos!). Um país desenvolvido não é aquele em que o pobre tem carro e TV de 41', se enchendo de dívidas, mas sim onde o rico anda também de transporte público, já dizia um sabio cartaz por aí! Quero e preciso lutar hoje por um país melhor para os meus e os nossos filhos. Um país mais decente, menos corrupto. Um país de oportunidades reais e não só para o filho de alguns.

Mas nós, como cidadãos, também temos deveres. Temos o dever de deixar para o nosso país filhos com mentes pensantes, engajados não só com seu umbigo mas também com o mundo a sua volta! 

Acredito que podemos fazer nossa parte, começando em casa. Precisamos criar nossos filhos para serem cidadãos! Nossos filhos precisam de exemplo! 

Precisamos acabar com os "jeitinhos"! Ensinar (e mostrar na prática!) que as regras e leis precisam ser seguidas! Que parar na faixa de pedestres definitivamente não é legal e que jogar lixo pela janela do carro fere o direito dele e do outro de usufruir de uma cidade limpa.

Que tratar as pessoas que trabalham em nossas casas com respeito é, no mínimo, nossa obrigação! Que falar "obrigada", "com licença" e "por favor" dá mais prazer do que trabalho de usar! 
Precisamos prestar atenção no outro e mostrar para os nossos filhos que a gente se importa sim com as pessoas ao nosso redor. E isso inclui mais pessoas que o nosso pequenos circulo de amigos.

Precisamos refletir sobre o consumo consciente, tema tão difícil hoje em dia, quando as crianças parecem ter mais brinquedos que uma loja! Será que precisam de tanto?
Precisamos ensiná-los a dividir! Por exemplo, separando nossas doações com carinho e lembrando que para quem vai receber, chega como um presente! E a gente não dá presente sujo ou quebrado para um amigo!

Vamos usar esse poder que temos nas mãos, o de educar, e fazer a parte que nos cabe. E aí nos resta continuar lutando enquanto cidadãos pra que o governo faça a parte dele, inclusive votando mais conscientes nas próximas eleições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário